IX Encontro Regional Médio Paraíba e Baia de Ilha Grande em Piraí

No dia 6 de janeiro de 2017 aconteceu o IX Encontro Regional Médio Paraíba e Baia de Ilha Grande, em Piraí, no Auditório do Fundo de Previdência de Piraí, com o palestrante Sérgio Henrique Teixeira, psicólogo e assessor técnico da ACTERJ, com o tema ‘’ Fortalecimento da Rede, do Conselho Tutelar e suas atribuições na garantia de direito de crianças e adolescentes’’.

Estiveram presentes dez municípios, entre eles, Piraí, Paraty, Itatiaia, Quatis, Mangaratiba, Porto Real, Pinheiral e Rio Claro, estando ausentes: Barra Mansa, Volta Redonda e Resende. No início tivemos um Coffee Break onde tivemos uma calorosa recepção por parte dos anfitriões, e logo após tivemos as apresentações de todos os envolvidos. Composição da mesa: Jorge Moreno, coordenador geral do médio paraíba e Baia da Ilha Grande, Juarez, Presidente da ACTERJ, Hilton, Presidente do CMDCA, Rômulo, Representante da Assistência social do munícipio de Piraí e o Vice-prefeito de Piraí, Chiquinho.

A palestra foi de grande esclarecimento sobre onde iniciou-se o Estatuto da Criança e Adolescente; que foi em 1948, no fim da 2º guerra mundial, com a criação da ONU. O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirada pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1986 internalizando uma série de normativas internacionais

Logo após o término da palestra, direcionamo-nos para um restaurante, onde houve uma confraternização e um amigo oculto.

Desde já agradecemos ao munícipio de Piraí pela recepção, e a todos os demais municípios que estiveram presentes. Alguns conselheiros Tutelares estiveram presente por meio dos próprios recursos - pois alguns munícipios estão passando por dificuldades financeiras- com o desejo de se capacitar e fazer o melhor em prol da causa da criança e adolescente

Celina Silva e Silva Gonçalves

Primeira Secretária