Presidente
Conheça o nosso presidente

Juarez Marçal Filho, nasceu no município do Rio de Janeiro, Capital do Estado do Rio de Janeiro, em 14 de abril de 1979. Filho de Juarez Marçal e Regina Célia Bonaud; pai de Juan Marçal. Cursou Serviço Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Especializou-se em Direito Especial da Criança e do Adolescente, pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursa especialização em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal Fluminense. Porém antes de ingressar na função de Conselheiro Tutelar, serviu por sete anos as forças armadas na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), chegando a receber um diploma de Honra ao Mérito pelos bons serviços prestados a pátria. Logo após esse período na vida militar, ingressou no serviço público tornando-se instrutor (temporário) de Ética e Cidadania pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

Juarez Filho, despertou para a militância na causa da Infância muito jovem, por 
volta dos 15 anos de idade, quando prestava serviço voluntário em associações de moradores de comunidades no Centro do Rio, com ações que visavam atividades socioculturais e esportivas, junto ao público infantojuvenil. Elegeu-se para o Conselho Tutelar no Município do Rio de Janeiro em 2008 (sendo eleito o mais votado na região do Centro), no processo seguinte para o segundo mandato (em julho de 2011) foi reeleito, com 75% dos votos em sua principal zona eleitoral. Desde o início do seu primeiro mandato, foi eleito pelos seus pares, para exercer a função de Conselheiro de Ética do munícipio permanecendo até dezembro de 2015. Devido a problemas no Processo de Escolha Unificado, em 04 de outubro de 2015, teve seu mandato prorrogado até abril de 2016. 

Já na ACTERJ teve início a sua trajetória no XXXIX Fórum, em dezembro de 2008 
na Cidade de Nova Iguaçu, filiando-se posteriormente no encontro em São Gonçalo (março de 2009), estando ausente apenas de um único fórum (em Araruama). Representou os Conselheiros Tutelares do Estado, em várias oportunidades como: delegado no III e IV Congressudeste nas cidades de Betim (Minas Gerais) e Itatiaia, respectivamente, também esteve na delegação do Rio por duas vezes no Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares na cidade de Luziânia (Goiás), assim como, em diversos outros eventos, em Brasília (lançamento da versão Web SIPIA), São Paulo (Movimento Nacional de Direitos Humanos), Recife e Cuiabá (Encontro Nacional das Escolas de Conselhos) entre outras.

Em dezembro de 2011, na cidade de Miracema foi eleito vice-presidente da ACTERJ, 
ao lado do então presidente Waltair Nascimento, onde puderam reorganizar toda parte documental da instituição, triplicando o número de associados e aumentando substancialmente a arrecadação, propiciando a reestruturação técnica dos fóruns permanentes, trazendo diversos palestrantes de alta qualidade, dos quais muitos participaram da elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Em 2013, Juarez Filho foi eleito na cidade de Aperibé, presidente da ACTERJ, sendo 
reconduzido ao cargo no Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares no município de Vassouras (dezembro de 2015) tomando posse simbolicamente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), juntamente com todos os diretores, coordenadores e assessores para o mandato 2015-2018.

acterj@gmail.com
EM BREVE
Rua do Ouvidor, 183 - Sala 505
Centro - Rio de Janeiro - RJ