FCNCT
Conheça o FCNCT é Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares

ANO DE 1999 - Durante a III Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, através dosConselheiros que estavam presentes foi criada a Comissão Pró-Articulação Nacional dos Conselhos Tutelares, a qual teria como objetivo não só realizar o I Congresso Nacional de Conselhos Tutelares, mas também promover a articulação dos Conselhos Tutelares em todo Brasil.

ARTICULAÇÃO: A Comissão Pró-Articulação Nacional dos Conselhos Tutelares, reservou o assento para 01 representante de cada estado, que foram os responsáveis por socializar as bases dos Conselhos Tutelares. Assim foi gestado o I Congresso Nacional de Conselhos Tutelares, alguns estados começaram a realizar seus primeiros encontros estaduais e outros já em processo de organização, com suas associações, fóruns, enfim de forma que este movimento apesar das dificuldades culminou no I Congresso Nacional.

O I Congresso Nacional de Conselhos Tutelares de 14 a 18 de Novembro de 2001, no CNTI, Abertura foi realizada no CONGRESSO NACIONAL, com a presença de 495 Conselheiros Tutelares, representando 25 estados do país. Este evento foi consequência da aspiração dos Conselheiros Tutelares do Brasil, em criar um espaço de excelência que pudesse favorecer a ampla troca de experiências e saberes. Que também possibilitasse a reflexão continuada e o surgimento de novos olhares e práticas no Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do adolescente.

DELIBERAÇÃO: Neste I Congresso fica criado o FÓRUM COLEGIADO NACIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES – FCNCT, Fica criado o dia Nacional do Conselheiro Tutelar dia 18 de Novembro.

CONCRETIZAÇÃO: 1a Assembleia do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares em Campo Grande – MS, com o objetivo de criar o FCNCT, conforme deliberação do I CNCT. Naquele momento, elaborou-se o primeiro Regimento Interno e elegeu a primeira Coordenação Colegiada do FCNCT, com intuito de que todas as regiões do país possuíssem uma responsabilidade/ou coordenação.

O seu objetivo é promover articulações e discussões na Defesa da Garantia dos Direitos humanos das Crianças e dos Adolescentes de todo o País, bem como representar os Conselheiros Tutelares em todos os seguimentos da Sociedade Brasileira que militam nesta área de atuação. Seja ela Governamental ou não Governamental, com representantes dos 26 Estados; e o representante do Distrito Federal e seus suplentes; Sendo eleitos em seus Estados para um mandato de 02 anos. 

O FCNCT é composto por: Coordenação Executiva,Coordenação Administrativa Coordenação Financeira Coordenação Relações Institucionais Coordenação Comunicação.

No Estado do Rio de Janeiro os atuais representantes são:

acterj@gmail.com
Rua Bacabal, 320 - Ap 307 - CEP 21875-250
Bangu - Rio de Janeiro - RJ