Iguaba Grande foi sede do V Encontro Regional dos Conselheiros Tutelares

Na manhã desta sexta, dia 21, o Centro Social Multiuso sediou o V Encontro Regional dos Conselheiros Tutelares do Rio de Janeiro. O Encontro reuniu profissionais de Iguaba Grande, Rio das Ostras, Araruama, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo com a proposta de construir um espaço de articulação e troca de experiências.

O encontro foi elaborado pela coordenadora Regional Joana D’Arc de Freitas e o Conselho Tutelar da cidade. A palestra foi feita pelo psicólogo, assessor da ACTERJ e diretor de Soluções Sustentáveis, Sérgio Henrique Teixeira, com o tema “Articulando a Rede”, que trata de um programa que envolve toda rede de atendimento à criança e ao adolescente nas cidades da Região dos Lagos.


A presidente do Conselho Tutelar de Iguaba, Milena Neves, falou sobre a função do órgão na cidade. “O Conselho Tutelar é um órgão que zela pela proteção da criança e do adolescente. É para os menores de idade que têm seus direitos violados. Assim que chega uma denúncia averiguamos cuidadosamente e, dependendo do caso, encaminhamos para o órgão responsável. Temos uma equipe preparada, estamos sempre atentos a tudo que envolve o nosso cuidado com eles e hoje o nosso encontro serviu para discutir e enfatizar mais ainda a nossa forma de atuação”, destacou Milena Neves.

A coordenadora Regional, Joana D’arc, ressalta sobre a importância do setor. “O meu trabalho junto à comissão é para justamente ver onde está a necessidade do município e trazer a estes entrosamentos na rede. Mediante a cada dificuldade apresentada elaboramos um tema para ser trabalhado capacitando e orientando os conselheiros tutelares para que eles possam ficar cientes cada vez mais do seu papel”, disse a coordenadora.


A sede do Conselho Tutelar de Iguaba Grande fica localizada na Rua Nossa Senha de Fátima, N° 52, em frente aos Correios. O atendimento é de 9h às 17h.


Texto: Daniele Beldon

Fotos: Renato Leal