Ministério público estadual e universidade federal fluminense, realizam curso: política públicas de educação

Na última quarta-feira, 6 de abril, foi realizada no edifício das Procuradorias do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro – MPRJ, a primeira de 10 (dez) etapas do curso, que tem como objetivo, ampliar as discussões sobre as políticas públicas de educação no Brasil contemporâneo, recuperando a história da educação no Brasil.

Busca-se com fundamentação histórica e filosófica, esclarecer de que forma os movimentos sociais tem contribuído para a sua ampliação, as lutas pelo reconhecimento da diversidade dos seus sujeitos, assim como evidenciar questões que condicionam as políticas de inclusão aos determinantes econômicos.

O Vice-Presidente da Associação dos Conselheiros do Estado do Rio de Janeiro – ACTERJ – Sr. Carlos  Alberto de Lima, conselheiro tutelar do município de Vassouras, esteve presente no evento e falou sobre a iniciativa – Momento único para nossa Associação. Me fiz presente representando o Conselho Municipal de Educação da minha cidade, onde o Conselho Tutelar trata de assuntos específicos sobre o FUNDEB. Foi interessante sermos recebidos da forma em que fomos e até estudamos propostas para a ACTERJ contribuir de alguma forma para que essa ideia brilhante de discussão e capacitação, ganhe ainda mais consistência – disse, animado.

A coordenação do curso através da Dra. Bianca Mota de Moraes (MP-RJ) e Elionaldo Fernandes Julião (UFF) apresentam como consecução, uma proposta de estudos que possibilite em três eixos:


- Compreensão das relações entre estado e a política educacional a partir da confrontação de diferentes concepções teóricas;


- Interpretação da política educacional, no conjunto das políticas sociais, como resultante de articulações em que se cruzam demandas internas e demandas exógenas, articuladas nacional e internacionalmente;


- A análise da evolução da política educacional brasileira em articulação com o processo de desenvolvimento social brasileiro.


A Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, sente-se honrada em participar de momentos como este, onde os espaços são ampliados, discutidos e construídos em prol de um melhor atendimento para a infância e adolescência, razão da nossa causa.