Conselho tutelar de Resende recebe diretoria da ACTERJ para organizar VI Encontro Regional

Nesta quarta-feira (20), a diretoria da ACTERJ e a coordenação da Regional Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, estiveram no município de Resende visando o preparo para o próximo encontro.

Na reunião, foi deliberado que o encontro será realizado no dia de 23 de Maio (segunda-feira), no Espaço Z, com início às 8h e término às 17h e seguirá o rito do último encontro, uma breve palestra pela manhã, com o tema ‘O Conselho Tutelar e o Direito a Convivência Familiar e Comunitária: o Acolhimento Familiar e Acolhimento Institucional’, que contará com a participação da rede de atendimento do município de Resende enquanto na parte da tarde, o encontro será exclusivo para os conselheiros da regional, com vias de fortalecer o grupo e estimular soluções para as problemáticas dos Conselhos Tutelares.

Os conselheiros do município, Thiago Carvalho, Alcione de Souza, Maria Elena Rabelo, Maria de Fátima dos Santos e Henrique Freire, sugeriram a programação e pontuaram a importância do ‘Família Acolhedora’ – É um programa primordial do qual evitamos o rompimento de vínculos e favorecemos o direito a convivência comunitária, prevenindo que a criança ou adolescente, seja levada ao acolhimento institucional. Dá muito certo em Resende e adoraríamos compartilhar essa experiência 
com os nossos colegas para que busquem a implantação em seus municípios – concluíram.

O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

Os diretores presentes elogiaram a disposição dos companheiros de Resende – Eles estão super preparados e otimistas em promover mais um grande encontro, com um tema brilhante. Devemos destacar que os encontros regionais servem para dedicarmos ao fortalecimento das mesmas, porém, a proposta de Resende de levantar esse tema nos chama a atenção pois vários municípios não tem o Programa instituído e lá será a oportunidade de conhecer a teoria e a prática – avaliou o coordenador regional, Sr. Jorge Moreno, conselheiro tutelar da cidade de Paraty, finalizando que a convocatória para o encontro será enviada aos conselhos quem compõem a regional, nos próximos dias.



acterj@gmail.com
EM BREVE
Rua do Ouvidor, 183 - Sala 505
Centro - Rio de Janeiro - RJ