PARATY RECEBE COMITIVA DA ACTERJ VISANDO ORGANIZAÇÃO DO LXIII FÓRUM ESTADUAL DE CONSELHEIROS TUTELARES

A cidade da Costa Verde, conhecida mundialmente por sua ecologia, turismo e cultura, sediará o próximo Fórum Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. O lugar escolhido para o encontro, nos dias 17, 18 e 19 de Junho não poderia ser mais simbólico, a Casa da Cultura de Paraty, situada na Rua Dona Geralda, 177, Centro Histórico, que acolherá pouco mais de 200 participantes oriundos de cidades do estado do Rio de Janeiro e outros estados, como Minas Gerais e São Paulo, isso porque os encontros de capacitação da ACTERJ alcançaram uma consolidação e destaque na região Sudeste do país, através da qualidade dos temas elaborados e seus palestrantes. Em Paraty, município rico em diversidade cultural, não poderia ser diferente. 

O tema escolhido para o LXIII Fórum “Crianças e Adolescentes em Situações Peculiares de Desenvolvimento: as diversidades de gênero, orientação sexual, étnico-racial e religiosa” com o lema “Defender Crianças e Adolescentes contra o Preconceito e a Discriminação!”, trará a tona, debates sobre o Bullying como expressão de preconceito e discriminação; o Projeto Político Pedagógico nas escolas para a prevenção e educação para o respeito e dignidade humana; as raízes históricas do preconceito e da discriminação; o Sistema de Garantias de Direitos no combate ao racismo e à exclusão social da Criança e do Adolescente; a construção social das identidades e violência de gênero; homofobia, violência e impactos na saúde do Adolescente e o respeito à diversidade religiosa e direitos humanos.

Alguns palestrantes renomados já são especulados, incluindo representatividade federal. Em breve, a ACTERJ concluirá a programação e distribuirá a convocatória aos Conselhos Tutelares do Estado e aos municípios adjacentes a Paraty, de outras unidades da Federação. O Psicólogo, Consultor e Assessor Técnico da ACTERJ, Sérgio Henrique Teixeira, responsável pela tarefa programática e convite aos palestrantes, falou sobre o que espera deste evento – Sem dúvidas levantamos um tema polemico do qual a sociedade precisa discutir de forma mais intensa, franca, aberta e transparente, pautando os limites do respeito à vida humana. Nada melhor que um evento como este para pensarmos na realidade de nossas crianças e adolescentes com esta problemática da violência através do preconceito, discriminação e intolerância. Paraty terá um público importante para essa discussão e uma qualidade ímpar de palestrantes para o tema – afirmou.

O Termo de Cooperação, que constam compromissos firmados entre a ACTERJ e a 
Prefeitura Municipal de Paraty, foi assinado na última terça-feira (12/04) pelo representante do Conselho Tutelar de Paraty, Sr. Jorge Moreno, a Secretária Municipal de Promoção Social, Sra. Maria Cristina da Silva e o Presidente da ACTERJ, Sr. Juarez Marçal, que destacou o retorno do Fórum Estadual para o município de Paraty – Essa cidade é especial pra todos nós. Aqui sediamos em 1998, o terceiro Fórum Estadual, quando era tudo muito difícil para nós no processo de estruturação e mobilização da classe. Posteriormente, nos marcou ainda mais em 2013, quando realizamos aqui a qüinquagésima terceira edição do evento e foi até hoje o Fórum com maior número de participantes. Não tenho dúvidas que a cidade receberá mais uma vez um grande número de defensores de direitos de crianças e adolescentes e o município provou hoje, estar preparado para acolher nosso público, estamos muito contentes e ansiosos – destacou. 

Na ocasião, também estiveram presentes o colegiado do Conselho Tutelar de Paraty e demais representações do município como Graça Braga e Nena Gama, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Daline Viana, da Secretaria de Transportes, que terão papel fundamental durante a estadia dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares da região.



acterj@gmail.com
Rua Bacabal, 320 - Ap 307 - CEP 21875-250
Bangu - Rio de Janeiro - RJ