ERRATA DA CONVOCATÓRIA LXVIII FÓRUM PERMANENTE DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Tema: "Políticas Públicas para Apagar o Mapa da Violência contra a Infância e Adolescência"
Lema: "Crianças e Adolescentes são Potência, Criação e Vida!"
Data: 6, 7 e 8 de outubro de 2017.  

Local: Centro Evangelístico Internacional – CEI
Avenida Teixeira e Souza, 2600 – São Cristóvão – Cabo Frio – RJ 
 
PROGRAMAÇÃO   
Sexta-feira – 06.10.2017
08:00 – Chegada e credenciamento
09:00 – Políticas e Práticas para Enfrentar a Violência que Atravessa os Muros da Escola. Palestrante: Alessandro Teixeira Knauft. Professor de Língua Portuguesa – Pós graduação – Ex-Coordenador de Ciência e Tecnologia do Município e Secretário Municipal de Educação de Cabo Frio. Mediador: Luiz Felipe Ferreira Marinho – Ex Conselheiro Tutelar de Cabo Frio – Professor de Geografia e Pós Graduando em Gestão das Políticas Sociais.
10:30 –  O Conselho Tutelar e o Orçamento Público  Palestrante: Teresa Consentino, economista, ex-presidente da FIA, ex-Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.
12:00 – Almoço
13:30 – Violência Estrutural e de Estado: enfrentar as desigualdades e abusos do Estado para a promoção e garantia da Vida.  Palestrante: José Ricardo Ferreira Cunha – Doutor em Direito, professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em justiciabilidade dos Direitos Humanos e Teoria da Justiça. Linhas de pesquisas em Poder Judiciário, Ética, Direitos 
Humanos e Filosofia do Direito. O professor José Ricardo Cunha foi o responsável pela promoção do 1º. Encontro estadual de Conselheiros Tutelares, em 1997. Mediadora: Danielle Andrade – Conselheira Tutelar de Rio das Ostras. 
14:30 – Debate
15:30 – Intervalo
15:40 – Políticas Públicas para a Construção de uma Cultura de Paz.  Palestrante: Edson Seda, Advogado, Procurador Federal Aposentado, Escritor. Mediador: Jorge Marcio Lobo – Conselheiro Tutelar de Maricá.   
17:45 – Conclusão do Bloco.
18:00 – Abertura Oficial do Fórum  
 
Sábado – 07.10.2017 
09:00 – O Ato Infracional na Sociedade Contemporânea e o Sinase como possibilidade  para a Construção de Projetos de Vida. Palestrante: Murilo Digiácomo. Procurador de Justiça, no Estado do Paraná.  Mediadora: Lívia Brazil – Conselheira Tutelar de São Gonçalo – CT II
11:00 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – A Violência Cultural que Oprime, Discrimina e Exclui  Crianças e Adolescentes. Palestrante: Sidney Aguilar Filho. Bacharel e licenciatura em História, Mestre em Educação, Doutor em Filosofia e História da Educação, pós-doutorando em História da Educação.   Mediadora: Fernanda Domingos – Conselheira Tutelar de Guaratiba-RJ Presidente do CCS LUTANDO POR QUEM PRECISA, Estudante de Serviço Social e foi uma das Condutoras da Tocha Olímpica em 2016.
14:30 – Debate
15:30 – Intervalo
15:45 – Índices de Homicídio na Adolescência e Ações para uma Nova Cartografia de Vida.  Palestrante: Doriam Borges. Doutor em sociologia. Professor do Programa de pós graduação em ciências social da Uerj. Pesquisador do Laboratório de Análise da Violência (LAV-Uerj), coordenador do relatoria Homicídio na Adolescência no Brasil. Mediadora: Márcia Amaral – Conselheira Tutelar de São Pedro da Aldeia.
16:45 – Debate
17:45 – Conclusão dos trabalhos 
18:00 – Reunião da Diretoria da Acterj 20:00 – Final da reunião da Diretoria da Acterj

Domingo – 08.10.2017

08:00 – Chegada
09:00 – Roda de Conversa
10:00 – Assembleia da Acterj Informes FCNCT  Escolha do Próximo Município Sede para o LXX Fórum Estadual  Apresentação e aprovação dos novos filiados  Informes e encaminhamentos  Assuntos Gerais 
12:00 – Encerramento 
       
ATENÇÃO:   
- Pré-inscrição obrigatória através do site: www.acterj.org.br; 
- Local sujeito a lotação. 
- Somente caberá inscrição no local do evento caso o número previsto não tenha sido contemplado. 
- Taxa de inscrição R$ 80,00 (oitenta reais) a ser pago no local do evento. 
- Somente terá acesso ao evento aqueles que estejam devidamente credenciados, sendo o uso do crachá obrigatório durante todo o evento 
- Só serão isentos da taxa de inscrição os sócios da ACTERJ que estiverem em dia com a  mensalidade. 
- Caberá ao Conselho Tutelar do Município sede do evento a indicação do quantitativo de 10% do local do evento para profissionais e alunos do Município da cidade sede do  evento. 
- Só será concedido o certificado ao participante com o mínimo de 75% de presença no evento e com inscrição realizada até 12:00h de sábado. 
- Só poderá utilizar o alojamento (0800) o Conselheiro que apresentar o termo de  compromisso devidamente preenchido.  - A tesouraria funcionará até às 16:00 do sábado, horário limite das novas filiações. 
- Os certificados da rede local serão entregues a partir de 18:00 de sábado e os  certificados dos conselheiros tutelares e demais participantes deverão ser entregues a  partir do encerramento da assembleia de domingo. 
- Tragam brindes de seus municípios, para serem sorteados para os participantes. 

Baixar Arquivo

acterj@gmail.com
Rua Bacabal, 320 - Ap 307 - CEP 21875-250
Bangu - Rio de Janeiro - RJ